Associação Atlética Flamengo

[Associação Atlética Flamengo]
[Publicidade]

Carisma e polivalência: Seo Pedro, eterno ícone do Flamengo de Guarulhos

Postado em: 21/07/2016

seo pedro eterno

Na manhã desta quinta-feira, os torcedores, funcionários e ex-atletas do Flamengo de Guarulhos foram ao Cemitério da Vila Rio, em Guarulhos, para a despedida de um ícone rubro-negro. Às 9 horas, foi enterrado o corpo de Pedro Caetano dos Santos Neto, o Seo Pedro, conselheiro do Corvo e um dos símbolos do clube. O paulista de Quintana, figura mais popular do estádio Antônio Soares de Oliveira, faleceu às 4 horas do dia 20 de julho, por metástase (decorrência de um câncer no pulmão), no Hospital Municipal de Urgência (HMU) da cidade, aos 70 anos.

Nascido em 7 de abril de 1946, em um pequeno município distante 495 quilômetros da capital – na microrregião de Tupã –, Seo Pedro passou a maior parte da infância em Guarulhos, onde conheceu Edson David, futuro camisa 10 e presidente do Flamengo. Os dois jogavam futebol nos campos de várzea do Jardim Tranquilidade e cultivaram uma amizade que ultrapassou a marca dos 60 anos.

“Pedrão é meu amigo dos anos 1950. Eu morava na rua Eusônia, ele na Durval. Éramos do tempo do gol improvisado com chuteiras, tirando o time na base do par ou ímpar. Esse companheirismo cresceu bastante com o tempo. Conheci a família dele, inclusive um irmão, cujo apelido era Miguelzinho, que chegou a jogar na equipe juvenil do Flamengo como beque central”, introduziu Edson David.

A amizade entre os dois foi interrompida pela ocupação de Seo Pedro, que rodava o Brasil como motorista de carretas. Entretanto, entre 2004 e 2005, houve um surpreendente encontro entre os dois em território guarulhense. Durante a conversa, Edson David, então presidente rubro-negro, soube que o companheiro estava desempregado e lhe propôs a tarefa de conduzir os veículos do Flamengo – que, à época, possuía um ônibus personalizado.

“Foi uma obra do destino. Encontrei o Pedrão em Guarulhos, e ele disse que estava desempregado. Curiosamente, eu precisava de um motorista. Assim, como presidente, o contratei na hora. Disponibilizei pequena casa a ele, no próprio estádio Antônio Soares de Oliveira, e trabalhamos um bom tempo juntos”, sintetizou.

Ao recordar o período de convivência com o amigo, Edson David exaltou a conduta de Seo Pedro e admitiu: não existe um fã do Flamengo que não nutra carinho pelo polivalente e carismático profissional, que, após se aposentar do volante e obter o posto de conselheiro, também desempenhava a função de gandula, sempre arrancando risadas dos jogadores e torcedores com seus comentários irreverentes e a forma peculiar de entregar a bola aos atletas.

“É uma pessoa simples, que conquistou o carinho de todos, demonstrando sempre lealdade e amizade. Para ter uma prova disso, basta levantar a quantidade de mensagens que as mídias sociais do Flamengo registraram. É algo notável. Pedrão é um patrimônio do clube. Não me esqueço quando ele concedeu uma entrevista ao SporTV, onde se classificou como um ‘faz-tudo’. Ele já ajudou até na marcação do gramado. Com carisma e polivalência, foi capaz de construir uma trajetória que jamais será apagada”, pontuou.

Ídolo flamenguista e responsável pelo gol mais importante da história rubro-negra – o que garantiu o título da Série A3 de 2008, decretando o empate sobre o São Bernardo, por 1 a 1, em Guarulhos –, o ex-zagueiro Andrezão, que integra, atualmente, a comissão técnica do Rio Branco, lamentou a morte do amigo e confessou ter passado a quarta-feira em prantos.

“É uma grande ironia a morte do Pedrão ocorrer bem no dia do amigo. Ele era mais do que um profissional. Vivemos momentos inesquecíveis juntos. É uma parte do nosso coração que perdemos. Porém, sei que, lá do alto, ele estará nos iluminando, rezando muito pelo Flamengo. Todos nós somos gratos a ele, por todo carinho e profissionalismo. Não existe alguém que não nutra apreço por aquela figura carismática e marcante”, finalizou o defensor.

O volante Baraka, atualmente no Ceará, foi outro membro da seleta galeria de ídolos rubro-negra que lamentou profundamente a perda de Seo Pedro. “Pode ter certeza que o céu ganhou mais um velhinho parceiro, do bem, que sempre estava sorrindo nas dificuldades, contando as suas histórias. Descanse em paz, meu querido. Meus sentimentos ao ídolo”, comentou, no Instagram oficial do Corvo (@FlaGuarulhos).

Confira algumas mensagens de personalidades flamenguistas sobre o eterno Seo Pedro nas mídias sociais:

“Fiquei triste com essa notícia. Que Deus lhe dê um bom lugar! Aqui fica a lembrança de sua habilidade no busão do Flamengo. Como todos diziam: quer emoção, ande com o Pedrão! Descanse em paz, meu amigo” (Rafael Andrade, técnico do Flamengo de Guarulhos na reta final da Série A2 de 2009).

“Valeu, meu amigo! Obrigado por tudo o que fez por mim nesses anos. Sentirei muito a sua falta. Você é um grande amigo e companheiro, muito verdadeiro. Deus tem um lugarzinho especial para você. É um dia muito triste para mim. Que você descanse em paz! Sentirei saudades! Você sempre estará guardado em minha memória” (Pedrão, ex-zagueiro do Flamengo de Guarulhos, cuja última passagem ocorreu na Série A3 de 2014)

“Tive o grande prazer de desfrutar da amizade dessa grande pessoa. Muitas conversas, muitas histórias e risadas! Homem simples e sincero. Descanse em paz e com Deus, irmão” (Virgílio Rocha, primeiro assessor de imprensa da história do Flamengo de Guarulhos)

“Fico muito triste com essa notícia. Conversava com ele todos os dias. Na hora de ir embora, sempre me desejava sorte. Que Deus conforte o coração de todos. Vá em paz, Seo Pedro” (João Vallim, técnico do Flamengo de Guarulhos nas Séries A3 de 2013 e 2014)

“Nossa! Um dos grandes am igos que fiz no Flamengo. Que Deus o ilumine! Descanse em paz! Vai deixar saudades nas idas e voltas dos treinamentos” (Wilker Moreira, ex-preparador de goleiros do Flamengo de Guarulhos, atualmente no Água Santa)

“Sempre sentava na mureta com ele para ouvir as histórias. Saudade, Seo Pedro! Amigo querido do nosso Flamengo” (Wagner, goleiro e ídolo do elenco atual)

Pedro Caetano dos Santos Neto
Quintana-SP – 07/04/1946
Guarulhos-SP – 20/07/2016
#SeoPedroEterno

Marcos Vieira Ribeiro – Assessor de imprensa da AA Flamengo.

Foto: Marcos V. Ribeiro/AA Flamengo

Olá, deixe seu comentário para Carisma e polivalência: Seo Pedro, eterno ícone do Flamengo de Guarulhos

Enviando Comentário Fechar :/