Associação Atlética Flamengo

[Associação Atlética Flamengo]
[Publicidade]

Estratégia física: o trabalho de Eduardo Ferreira Costa durante a Copinha

Estratégia física: o trabalho de Eduardo Ferreira Costa durante a Copinha

Postado em: 10/01/2017

No intervalo compreendido entre os dias 4 e 8 de janeiro, o Flamengo de Guarulhos protagonizou três partidas válidas pela Copa São Paulo de Juniores.

O cronograma enxuto do tradicional torneio de base, que termina no dia 25 de janeiro, data que marca o aniversário da capital paulista, faz com que as equipes enfrentem uma maratona de jogos. Para acentuar o desgaste, o clima quente de janeiro e as intensas – e repentinas – chuvas põem à prova o potencial de rendimento dos atletas. Assim, um trabalho de excelência no quesito físico é um pré-requisito para o sucesso de qualquer equipe que sonha em figurar na decisão.

Após a vitória sobre a Desportiva-PA por 3 a 0, no último domingo, o Corvo ganhou dois dias de treinamento – e descanso – para desafiar o Santos, inaugurando a sua jornada no estágio eliminatório da Copinha. O período esticado sem jogos foi exaltado pelo preparador físico rubro-negro Eduardo Ferreira Costa. 

“A folga é muito interessante para nós. Tivemos um dia a mais para recuperar os jogadores, podendo atingir o percentual de 70% do ideal entre uma partida e outra. Os trabalhos programados pela comissão técnica também apresentam maior rendimento, pois os atletas ficam mais descansados e correspondem melhor”, introduziu, antes de explicar o cronograma minuciosamente arquitetado para extrair o máximo desempenho por parte do plantel guarulhense.  

“Durante a pré-temporada, que teve início em novembro de 2016, foi cumprido todo o tipo trabalho de força e resistência com os atletas. Assim, quando a Copa São Paulo de Juniores começou, fizemos apenas exercícios de recuperação após a partida. Não tenho mais que mandar correr, saltar ou levantar peso. É um momento de cuidado, pensando sempre no próximo compromisso. Um processo delicado de recomposição física e psicológica”, pontuou.

Natural de Santa Branca-SP, o preparador físico, que avançou à segunda nas duas Copinhas disputadas (2016 e 2017), garantiu que o elenco flamenguista estará preparado para enfrentar qualquer tipo de adversidade climática em Barueri – nesta terça-feira, durante o último treinamento antes do confronto contra o Santos, os atletas sofreram com as condições do gramado do Campo da Aldeia, extremamente encharcado e com poças de lama, devido à tempestade da noite passada.

“Estamos preparados para enfrentar qualquer adversidade do clima: chuva torrencial ou sol escaldante. Com a folga, pudemos realizar também um aquecimento mais trabalhado e prolífico, enfatizando os movimentos articulares e os trabalhos metabólicos com bola, priorizando também o deslocamento em um curto espaço de tempo. O grupo está sólido e coeso para executar tudo o que foi proposto pela comissão técnica, nos quesitos físicos e estratégicos”, diagnosticou.

Por fim, Eduardo Ferreira Costa expôs a sua expectativa para o duelo contra o Alvinegro praiano, destacando o início de um “novo campeonato” para o Corvo: “Entramos em um estágio completamente diferente. Tudo o que fizemos na primeira fase já ficou para trás. O estágio atual traz consigo outra atmosfera. E a repercussão nacional do confronto faz com que o nosso trabalho psicológico seja ainda mais necessário. Porém, confio plenamente nos guerreiros que aqui estão. Honraremos o Flamengo até o fim e lutaremos a todo o instante pela sonhada classificação”.

Quem avançar entre Santos e Flamengo de Guarulhos terá pela frente Avaí ou Rio Branco-AC. O Leão da Ressacada enfrenta a representação nortista também nesta quarta-feira, às 16 horas, no estádio Antônio Soares de Oliveira, o popular Ninho do Corvo, casa do Rubro-Negro da Cidade Progresso.

Eduardo Ferreira Costa FIGURINHA

Marcos Vieira Ribeiro – Assessor de imprensa do Flamengo de Guarulhos

Créditos da foto: Marcos Vieira Ribeiro/Flamengo de Guarulhos

Olá, deixe seu comentário para Estratégia física: o trabalho de Eduardo Ferreira Costa durante a Copinha

Enviando Comentário Fechar :/