Associação Atlética Flamengo

[Associação Atlética Flamengo]
[Publicidade]

Futebol de amputados, rugby e futebol americano: o Corvo versão 2017

Futebol de amputados, rugby e futebol americano: o Corvo versão 2017

Postado em: 31/01/2017

Na manhã da última segunda-feira, o Flamengo de Guarulhos protagonizou um evento histórico e emocionante no estádio Antônio Soares de Oliveira: a apresentação de suas equipes de futebol de amputados, rugby (masculino e feminino) e futebol americano – mediante parceria com o São Paulo Storm.

A iniciativa inédita contou com ilustres presenças: Professor Tom, Secretário de Esportes do município, e Wilson David dos Santos, atleta olímpico e diretor da pasta. A Rede Contínua realizou a transmissão ao vivo e em HD para todo o planeta, via You Tube.

Confira, abaixo, os detalhes de cada vínculo em prol do Rubro-Negro:

Futebol de amputados, rugby e futebol americano: o Corvo versão 2017

 

FUTEBOL DE AMPUTADOS

Em 2017, a equipe de futebol de amputados representará o Flamengo de Guarulhos em três expressivas competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Paulista – fora os certames amistosos, como os tradicionais “desafios” (jogos de ida e volta em outros estados) e o Torneio Superação. A modalidade, composta por dois tempos de 25 minutos, é disputada por sete atletas – seis na linha e um goleiro. A muleta não pode ser usada de forma intencional, e os jogadores não podem encostar na bola com os membros afetados.

Um dos precursores e porta-voz do projeto, o zagueiro Ewerton Machado Moreno, membro da Associação Bola Pra Frente, exaltou a parceria e deu detalhes sobre o início do time, que surgiu em Mogi das Cruzes, no dia 23 de janeiro de 2015. Atualmente, eles contam com 18 atletas – muitos com passagens pelas equipes de treinamento da Seleção Brasileira.

“O Flamengo de Guarulhos abriu as portas para o nosso projeto. E ficamos honrados com a visibilidade que será proporcionada para todos nós. Além de todos os campeonatos já citados, temos o desejo de organizar a Copa Corvo de futebol de amputados, reunindo as principais equipes do Brasil. É uma modalidade que o torcedor se familiarizará com o tempo. Todos estão animados”, sintetizou.

A Seleção Brasileira de futebol de amputados é a atual campeã da Copa América foi a terceira colocada do último mundial. O primeiro lugar ficou com a Rússia.

 

Futebol de amputados, rugby e futebol americano: o Corvo versão 2017

 

FLAMENGO GUARULHOS RUGBY

O Guarulhos Rugby foi fundado em 25 de setembro de 2011, por um grupo de amantes do esporte. Todavia, os entusiastas sempre encontraram dificuldades para desenvolver a modalidade no município. A falta de infraestrutura fez com que os jogos “em casa” fossem disputados no CERET (Tatuapé, zona leste da capital paulista) e até em São José dos Campos. Assim, o vínculo com o Flamengo surgiu para abrigar os guerreiros, que adotaram as cores rubro-negras e as tradicionais oito listras.

“80% de nossa equipe é de Guarulhos. Temos uma identificação muito forte com a cidade. E a parceria com o Flamengo foi essencial para o desenvolvimento de nossas metas. Procuramos o clube, apresentamos a proposta e recebemos todo o suporte para a concretização do vínculo. Já nos sentimos em casa aqui no Ninho do Corvo e alteramos nosso escudo e os uniformes. Voltaremos a mandar as partidas em nosso município, abrangendo ainda mais a grande e fanática nação rubro-negra”, disse Victor Dornellas, vice-presidente e hooker da equipe.

O projeto para expandir o segundo esporte mais popular do mundo em Guarulhos, todavia, não está restrito à equipe principal. No dia 11 de fevereiro, será inaugurada a escolinha de rugby do Flamengo de Guarulhos, desenvolvendo e apresentando a histórica modalidade para interessados dos 9 aos 17 anos. O Corvo também será representado por uma equipe feminina, que, segundo Dornellas, possui muita qualidade.

“Nossa equipe feminina é casca grossa (risos). Todos verão o Flamengo muito bem representado, protagonizando partidas competitivas e emocionantes. Assim, vamos retomar a identificação com o município e difundir a modalidade entre os jovens. Queremos transformar o projeto em algo ambicioso e consistente, mediante uma boa infraestrutura e o planejamento profissional sério”, encerrou. 

Futebol de amputados, rugby e futebol americano: o Corvo versão 2017

 

PARCERIA COM O SÃO PAULO STORM

Pentacampeão paulista e pioneiro do futebol americano no Brasil, o São Paulo Storm chega para engrandecer o cronograma rubro-negro em 2017. Com mais de 10 anos de história, a equipe, que participou de todas as edições do torneio nacional da modalidade, mandará suas partidas no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, representando a marca do Corvo na difusão do esporte – cada vez mais popular em território brasileiro.

“A parceria destacará ainda mais as duas equipes. O Flamengo de Guarulhos disponibilizou a sua infraestrutura para o São Paulo Storm. E sabemos que conseguir um campo para a prática do futebol americano no Brasil é muito complicado. Conseguimos concluir o vínculo graças à mentalidade moderna da diretoria do Corvo, que vem ampliando os seus horizontes para além do futebol. Colheremos grandes frutos apostando no esporte que mais cresce aqui no País”, sintetizou Eduardo Gomes da Silva, que, além de diretor de captação de recursos, é long snapper e center, antes de enaltecer o trabalho de seus companheiros.

“É importante citar a importância do Helton Generoso, nosso presidente, e também do Alexandre Branco, diretor de esportes, que trabalharam duro ao lado do Lucas Brando Leite (diretor executivo de futebol rubro-negro) para que tudo fosse consolidado. É um fato histórico e extremamente prolífico para ambas as partes. São Paulo Storm e Flamengo de Guarulhos terão uma temporada de sucesso”, expôs.

Confira, abaixo, mais fatos sobre o São Paulo Storm:

1-O São Paulo Storm foi fundado em 2006, pelos amigos Henrique Cunha, Fernando Lanzieri, Vinicius Gaspar e Vitor Verniz, que desejavam montar um time para disputar os torneios de flag da Liga Paulista de Futebol Americano.

2-O nome Storm foi escolhido depois que o ex-atleta Ricardo Galache, designer gráfico, apresentou aos demais uma nuvem “nervosa” que carregava uma bola de futebol americano nos braços.

3-Em 2007, o time participou do primeiro torneio de flag da LPFA.

4-O Storm tem um time voltado para o futebol americano equipado desde 2008.

5-Em 2009, a Tempestade Paulista foi a base da seleção paulista que conquistou o I Campeonato de Seleções Estaduais, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano.

6-O Storm participou do primeiro torneio nacional de times em 2009, ao lado de Rio de Janeiro Imperadores, Cuiabá Arsenal, Barigui Crocodiles, Sorocaba Vipers, Curitiba Brown Spiders, Joinville Gladiators e Tubarões do Cerrado, tendo terminado a temporada com a segunda colocação.

7-Ainda no 1º semestre de 2010, foi a base da Seleção Paulista que ficou em 3º lugar no II Campeonato Brasileiro de Seleções.

8-O Storm foi co-fundador Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA), torneio que na primeira edição – em 2010 – contou com a participação das 14 equipes mais fortes do País, terminando em quarto lugar.

9-Em 2012, cedeu oito atletas à Seleção Brasileira, que venceu o Chile por 33 a 0.

10-O ano de 2012 marcou a realização da primeira edição do Campeonato Brasileiro de FA, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano. O Storm marcou presença entre os mais de 40 times, ficando entre os seis melhores da competição.

11-O Storm possui um projeto pioneiro de desenvolvimento de atletas para a sua equipe principal.

CALENDÁRIO RESUMIDO

Futebol de amputados: veja, abaixo, a previsão do calendário para 2017.

Campeonato Paulista: estreia dia 4 de março

Copa do Brasil: indefinido

Campeonato Brasileiro: mês de setembro

Torneio Superação: mês de outubro

Copa América: mês de novembro

Flamengo Guarulhos Rugby: inicia o calendário dia 5 de fevereiro, pela Copa da Liga do Vale, um torneio triangular preparatório para o Campeonato Paulista. Confira o cronograma:

05/02 - Centro Esportivo de Biritiba Ussu, em Mogi das Cruzes-SP

Endereço: Rodovia Mogi-Bertioga, 20.001, Mogi das Cruzes-SP

14h00 - Alto Tietê Rugby X Flamengo Guarulhos Rugby (feminino)

14h20 - Alto Tietê Rugby X Flamengo Guarulhos Rugby (masculino)

16h20 - Flamengo Guarulhos Rugby x Pinda Rugby (feminino)

16h40 - Flamengo Guarulhos Rugby x Pinda Rugby (masculino)

São Paulo Storm: em preparação para a disputa da São Paulo Football League (SPFL) e o Campeonato Brasileiro. Os jogos devem ter início em meados de maio. A equipe aguarda a confirmação das datas.

Marcos Vieira Ribeiro – Assessor de imprensa do Flamengo de Guarulhos

Créditos: Marcos Vieira Ribeiro/Flamengo de Guarulhos

Olá, deixe seu comentário para Futebol de amputados, rugby e futebol americano: o Corvo versão 2017

Enviando Comentário Fechar :/